foto profissional x foto Amadora

Ao que conste, excelentes câmeras fotográficas, ainda que muito modernas, não são adquiridas junto com ingredientes básicos para a fomentação do profissional, que deve ser pró-ativo, lançando-se a busca de informações, treinos e experiências pessoais que elevem seu próprio nível de trabalho.

 

Pensando em todas essas questões e ainda, na curiosidade geral sobre os termos já citados, vamos falar um pouco sobre quais são as principais diferenças entre a fotografia profissional e a fotografia amadora, com ênfase na pessoa que está por trás da câmera.

Vamos ver, também, quais são as principais características dos fotógrafos de cada um desses dois grupos.

 

Profissional X Amador

Profissional, de acordo com o dicionário Michaelis, significa “que exerce uma ocupação como meio de vida” enquanto que, ainda pelo mesmo dicionário, amador corresponde a quem “cultiva qualquer arte por prazer e não por profissão”.

Não se pode dizer por tanto que apenas os fotógrafos profissionais são quem retiram o melhor de cada imagem a ser retratada, tanto fotógrafos amadores quanto profissionais são capazes de tal. Assim como profissionais também são capazes de nem sempre retirar o melhor de cada imagem, ou momento retratado…

Mas claro, quando estamos falando de técnicas, parece mais plausível, que encontraremos estas características num fotografo profissional, porém nem sempre isto estará correto, mas sim é mais plausível mas não é regra!

Quando estudamos fotos aprendemos posicionamento,  os chamados pontos de ouro, baseando na forma como o cérebro interpreta a maneira com a qual os olhos mandam uma determinada imagem, além desta importante técnica também temos os chamados enquadramentos perfeitos, mas, porque no plural?  Porque podemos sim, ter mais de um enquadramento perfeito para uma foto o que vai determinar qual o melhor, vai ser a determinada função para qual aquela imagem vai servir.

Isto depende do ponto de vista de cada um que esteja na atividade fotográfica em determinado momento ou situação. Porém quando estamos falando de eternizar momentos únicos de nossas vidas, é claro que procuramos profissionais aos quais temos alguma referência, porém nem sempre referencias faladas são suficientes, por tanto procure portfólios de seu fotógrafo. Veja estude a situação ao qual os portfólios foram executados, e ai sim… Entregue suas memórias nas mãos dele ou dela. Seja amador ou profissional.